Concluindo o programa de modernização de trens contratado em 2011 pela Companhia, a composição "A35" encerrou suas atividades na última semana de Janeiro de 2018.
A primeira frota do sistema, original da Linha Norte-Sul, atual Linha 1-Azul, foi o precursor de tecnologia metroferroviária do Século XX no Brasil, estabelecendo-se como o primeiro sistema de "Metrô" no país, iniciando suas operações em Setembro de 1974 entre Jabaquara e Vila Mariana.
Servindo como referência para outros sistemas no país, foi desenvolvido pela então "Materiais Ferroviários S.A", a famosa MAFERSA sob a licença da "The Budd Company", importante indústria ferroviária dos Estados Unidos. O projeto tinha base na tecnologia utilizada na construção dos carros de passageiros operados pela Fepasa entre a capital e o interior do Estado de São Paulo e como base tecnológica e operacional, no sistema BART de San Francisco, também nos Estados Unidos.
Os trens da Frota A, foram também os primeiros trens a inaugurarem trechos novos, após a Linha Azul, no Metrô de São Paulo.
Operou também na Linha Leste-Oeste (atual Linha 3-Vermelha), de 1978 a 1984, quando os primeiros trens da extinta Frota C entraram em serviço.
Também, possui histórico de serviços na Linha 2-Verde desde sua inauguração, na década de 90 até meados de 2010, quando novos trens passaram a atender a linha.
Por conta de sua extensa utilização e justamente por ser a primeira frota, os trens viraram uma espécie de símbolo da Cidade de São Paulo, sendo a primeira imagem referente quando se dizia em relação ao Metrô paulistano.
Os trens da Frota A, foram entregues para o Metrô em dois lotes. O primeiro lote entregue em 1972, e o segundo lote, entregue em 1975.
Uma característica única nesses trens, é o fato de todos os carros possuírem cabine de comando, pois na época do desenvolvimento do projeto, a estratégia do Metrô era de circular com composições menores (2 ou 4 carros) nos horários de entre-pico, o que obviamente foi descartado tempos depois devido a sua sempre alta utilização por parte dos passageiros.
Após quase 46 anos de serviços prestados ininterruptamente nas três principais linhas do sistema e com a modernização da frota para os trens "Frota i e Frota J" em curso, restou somente um trem original. Este, que saiu de circulação na última semana de Janeiro de 2018 para finalmente tornar-se um "Frota J" e concluir assim, o plano de modernização da Companhia, que há 7 anos, modernizou todos os seus trens fabricados antes da década de 90.
O Budd Mafersa, bem como a Linha 1 do Metrô, também foram eternizadas à uma maneira bem particular, com o desenvolvimento de uma plataforma digital para a simulação de uma operação, utilizando-se do jogo "OpenBVE", produzidos pela Equipe Mega Rail Brasil, constituida à época por Raphael Naswaty e este que vos escreve, Rodrigo Lopes.
A equipe que permaneceu no projeto representada por Robinson Ferreira, ainda soma esforços para oferecer aos jogadores a melhor experiência da plataforma, utilizando agora os trens modernizados e também, os já saudosos "Frota A".
Para conhecer o projeto, realizar o download e experimentar o simulador de trens produzidos pela equipe, basta acessar o link:
http://megarailbrasil.blogspot.com.br/
Colaborou com essa publicação, Robinson Ferreira.
Boletim do Transporte, a notícia em movimento.