Inaugurado em 1985, o sistema ligava o centro da capital porto alegrense até a cidade de Sapucaia na Região Metropolitana, passando pelos municípios de Canoas e Esteio.
Como se trata de uma empresa federal, os projetos e obras de expansão demoram mais do que o normal para ocorrerem, por isso apenas d
oze anos depois, a estação Unisinos que dá acesso direto à Universidade do Vale do Rio dos Sinos na cidade de São Leopoldo foi inaugurada.
Até que no ano 1997, a linha foi estendida até a Estação Unisinos. Após três anos, foi aberta mais uma estação com o nome de São Leopoldo.
Depois de um longo período, as novas estações do Trensurb começaram a ser entregues na cidade de Novo Hamburgo, localizada à 40km da capital. Em 2012 duas estações já foram concluídas, elas, Rio dos Sinos e Santo Afonso.
Ainda em obras, mais duas estações deverão ser entregues até 2014, concluindo então a Linha 1 do sistema de trens da Região Metropolitana de Porto Alegre.
Está já em estudos a segunda linha do sistema gaúcho, que ligara a esquina democrática no centro de Porto Alegre com uma provavel integração na estação Mercado da Linha 1, cruzando a cidade até a FIERGS - Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul, na zona norte da capital.
Para encerrar, tambem citamos a construção do aeromóvel, uma tecnologia genuinamente nacional, que consiste numa espécie de Monotrilho, com propulsão pneumática, tema de nossa próxima reportagem sobre o Trensurb.
Por hoje é só e ficamos por aqui, até a próxima!!
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