O sistema trólebus de São Paulo comemorou ontem, 22 de abril, 67 anos de existência.
Em comemoração, o Movimento Respira São Paulo promove uma exposição com veículos elétricos, envolvendo ônibus antigos, atuais e tendências.
Tendência mundial, o transporte elétrico ressurge como promessa de tempos melhores no transporte público. O combustível fóssil, como sabido, é uma fonte esgotável e bastante poluente, sendo nociva para grandes centros urbanos.
Em países europeus como Espanha, Alemanha e Hungria, Nova Zelândia na Oceania e também, Rússia, Portugal e Suiça, além dos Americanos EUA, Argentina, Chile e o Brasil, existem sistemas de trólebus, com tecnologias superiores em relação a outros meios de transporte sobre pneus, que envolvem desde guiagem magnética, até a autonomia (quando o trólebus não precisa da rede aérea pra se locomover), que já tem em operação no país.
No Brasil, existem apenas 3 sistemas em operação, que totalizam aproximadamente 290 trólebus, contando os veículos de Santos (litoral paulista), ABC Paulista (Metra) e o sistema da capital paulista.
Além dos trólebus, existem os veículos elétricos que não precisam da rede elétrica para se movimentar. Sua energia é armazenada em baterias e conta com autonomia próxima a 250km por dia, muito limitado frete às necessidades de grandes capitais, linhas e carregamento de passageiros. Tem em sua maioria origem chinesa e poucos nacionais, todos ainda em fase de testes e homologação por parte das empresas e órgãos gestores de transporte.
Além dos trólebus, existem os veículos elétricos que não precisam da rede elétrica para se movimentar. Sua energia é armazenada em baterias e conta com autonomia próxima a 250km por dia, muito limitado frete às necessidades de grandes capitais, linhas e carregamento de passageiros. Tem em sua maioria origem chinesa e poucos nacionais, todos ainda em fase de testes e homologação por parte das empresas e órgãos gestores de transporte.
Em matéria publicada aqui no ano de 2013, consta a opinião do secretário de transportes da cidade de São Paulo sobre o transporte elétrico na cidade. A opinião continua a mesma, 3 anos depois.
" Ao observar todas as ações em prol do trólebus era evidente uma expansão do sistema, o secretário dos transportes Gilmar Tatto da gestão Haddad ( PT ), deixou claro que os elétricos estão garantidos na cidade, porém, estagnados.
Não há planos e nem ideias de expansão do sistema, prevendo apenas a modernização da rede aérea e a compra de novos carros. "
O Boletim do Transporte parabeniza a cidade de São Paulo por manter esse sistema operacional, parabeniza o sistema em si e apoia o uso da tração elétrica no meio urbano.
O evento ocorre hoje na Praça Dr. João Mendes, no centro de SP e próximo às estações Sé e Liberdade do Metrô, das 08h às 17h00.
Para participar, basta comparecer. É tudo gratuito. Traga sua família e amigos!
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