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quinta-feira, 12 de junho de 2014

Movimentações no mercado de ônibus.

Movimentações no mercado do ônibus demonstram rentabilidade no setor.
A volta da Busscar, a chegada de uma fabricante chinesa e a compra da Scania pela Volkswagen, são assuntos da postagem.


A Busscar, que já foi decretada falida, teve medida suspensa pela justiça de Santa Catarina.
Nessa semana, o advogado da empresa divulgou para a imprensa que há projetos relativos à recuperação, dizendo em suas palavras, que estava trabalhando nos detalhes finais.
A recuperação judicial de empresas são relativas geralmente a volta dela ao mercado, para pagar suas dívidas trabalhistas e inclusive, produzir novamente. Pode ser posto em prática caso seus credores, no caso, funcionários e instituições financeiras, se for aprovado.

Sem maiores detalhes do que será feito, resta aos fãs, empresários e frotistas que sua produção seja retomada. Concorrência no mercado de carrocerias é importante, pois eleva a qualidade dos produtos desenvolvidos pela indústria nacional.


Falando agora da fabricante chinesa BYD, foi anunciado que a empresa pretende construir uma planta fabril no estado de SP, dedicado à fabricação de ônibus e automóveis elétricos.
Forte na China, a Build Your Dreams chega em um mercado consolidado pelas multinacionais Mercedes Bens, Volkswagen, Scania, Volvo e a nacional Agrale, para bater de frente com modelos até então sustentáveis.
Na cidade de São Paulo, existiram 2 ônibus elétricos movidos à bateria em testes.
Desconhecido seu veredicto sobre sua aprovação ou não por parte da gestora, um investimento desse porte, voltado para a sustentabilidade e transporte limpo, são fatos notáveis.
Mas vale salientar que esses veículos, em tese, teriam de ser produzidos para substituir os veículos movidos à combustíveis e não ao trólebus, que já é, um transporte não-poluente.
Dentre os modelos previstos pela BYD, além do automóvel e de ônibus com tamanho convencional, semelhante ao que já foram testados em São Paulo, a ideia é que seja produzido ônibus de 15 metros ( trucados ) e articulados, com 18 metros de comprimento.
Seus ônibus funcionarão somente com a alimentação elétrica proveniente de baterias instaladas no veículo, com uma autonomia aproximada de 100km.

Sobre a VW 
e Scania, a Volkswagen fez sua última oferta pela Scania, no valor de aproximadamente, 7 bilhões de euros, para a aquisição total da montadora.

Entretanto, ainda faltam o veredito relativo a aprovação dos acionistas ( que estava prevista para semana passada ) para oficializar a transação, iniciada desde o ano 2000, quando a VW começou a adquirir ações da empresa sueca.
Não há informações sobre mudanças em suas respectivas linhas de motores, chassi, caminhões e outros segmentos, mas até onde foi apurado, há restrições em futuras " cooperações técnicas " entre as produtoras com a finalidade de proteger os acionistas minoritários e também, o cliente final.




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