Páginas

domingo, 18 de março de 2012

Novos trólebus

Em São Paulo, novos trólebus começaram a operar nesse final de semana.
O início de uma nova era, assim definido por quem gosta de transporte e principalmente dos trólebus. Modernos, confortáveis e ágeis, começaram a operar na 2002/10.



Depois de 9 anos de muita apreensão e luta, a primeira quantidade significativa de trólebus novos na cidade começam a operar. 
Inicialmente na linha Parque Dom Pedro II - Bandeira, eles vem em substituição aos mais antigos, que rodam em São Paulo desde a década de 90, com um chassi da década de 70.

Para quem não sabe, chassi é a plataforma onde a carroceria do ônibus é construido. Carroceria, é a " carcaça " do veículo e a união dos dois, formam um ônibus, propriamente dito.



Para recordar, graças a um equivoco no meio de tanta vontade de ser " sustentável " no ano de 2003 foram extintas mais de 60% das linhas de trólebus da cidade. Dentre elas, as tradicionais que iam pela Santo Amaro, Nove de Julho e Augusta.


Alguns veículos chegaram a ser transformados em híbridos, na tentativa da governante que estava à frente da prefeitura em extinguir o sistema trólebus com argumentos de que era um sistema falho, lento e " feio ".


Em 2007 um novo trólebus no total de 12 carros, começou a operar. Foi um breve respiro em meio a tanta turbulência. Hoje, com esses novos carros e com uma modernização de rede aérea já contratada, o sistema ganha uma nova vida e dessa vez, longa e próspera.



Enquanto os novos entram, os antigos começam a sair.
A princípio dão prioridade aos que tem pintura comemorativa, pois são os mais antigos. Aos poucos, serão substituidos em sua totalidade, permanecendo somente na memória de quem já se utilizou desses ônibus.

Para sinalizar, o Boletim do Transporte apóia o transporte limpo, desde o trólebus até a bicicleta. 
Mesmo sendo um blog de cunho jornalístico e principalmente, sem corporativismo, expõe seu ponto de vista diante de alguns assuntos.




Por hoje é só, agradeço aos acessos e comentários da última postagem.






2 comentários:

  1. Boa tarde Rodrigo, tudo bem, conforme o combinado o Blog BDTrans já faz parte da lista de Blogs parceiros do Conscientização.

    ResponderExcluir
  2. Boa matéria, parabéns!

    ResponderExcluir