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quinta-feira, 5 de junho de 2014

Paralisação do Metrô. Como sua operação emergencial é feita e quais medidas estão sendo tomadas.

Hoje, os funcionários da operação da Companhia do Metropolitano de São Paulo entraram em greve.
Determinação judicial exigia a circulação total de trens durante os horários de pico, mas o que ocorreu durante a operação hoje, foi o plano de contingência.

O plano de contingência elaborado pelo Metrô, consiste no treinamento de funcionários de outras classes e cargos da companhia para a operação dos trens, evitando a paralisação do sistema. O Boletim do Transporte foi conferir como essa operação foi feita.

O quadro de funcionários é bem reduzido, mas proporcionam dentro do possível, um ótimo padrão de atendimento.
 Como são poucos que possuem esse tipo de habilitação, a frota e consequentemente, horário e trechos atendidos, são diminuídos para evitar intervalos ainda maiores e algum tumulto em estações mais distantes e com grande demanda.

Os trechos prioritários escolhidos a princípio foram, distribuídos entre as linhas 1, 2 e 3:

*Luz - Ana Rosa ( Posteriormente prolongado até Saúde )
*Clínicas - Ana Rosa ( Prolongado após às 13h até Vila Madalena )
*Santa Cecília - Bresser-Mooca ( Após às 13h, passou a funcionar de Marechal Deodoro )

Com a continuação da greve, funcionários anunciavam na estação Anhagabaú através dos alto-falantes, que a operação parcial praticada, é entre 05h00 e 22h00, agora, aplicando a medida já ao segundo dia de paralisação.
A linha 4, operada pela concessionária ViaQuatro, que é pertencente ao grupo CCR, não aderiu à greve. Já a linha 5, está com operação em toda sua extensão e estações, mas possui também, horário reduzido e intervalo prolongado.

 A categoria pede aumento de 12,2% no salário, além de aumento da porcentagem da PLR e benefícios.
Houve hoje a noite mais uma reunião da categoria, onde a continuação da greve foi aprovada.
A multa para o descumprimento da determinação judicial foi fixada em R$100 mil diários ao sindicato.

A SPTrans, para auxiliar o deslocamento da população em direção ao centro da capital paulista, acionou o plano assistencial para empresas em situação de emergência ( PAESE ) e modificou diversas linhas.
As alterações na zona leste, consistem no prolongamento de linhas que originalmente iam até alguma estação, para o centro ( Praça da Sé ou Parque Dom Pedro ) e reforço de frota na linha 4310, que liga Itaquera ao Term.Parque Dom Pedro II.
Na zona norte, além do prolongamento das linhas até o centro ( Praça do Correio e Estação da Luz ), a linha 175T, que atende em grande maioria, a Linha 1, teve sua frota reforçada.

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