Superarticulados tomam conta das ruas da maior capital do país e de sistemas BRT no território nacional. Montadora prevê crescimento de 10% na participação do mercado nacional de veículos para transporte de passageiros.
Em primeiro momento considera-se um aumento da oferta de lugares ( não necessariamente de demanda ), principalmente nas linhas em que não são padronizadas com esse tipo de veículo.
Já nas padronizadas, como por exemplo a linha
4310/10 Terminal Parque Dom Pedro II – Estação de Transferência Itaquera (
transporte municipal de SP ), há uma mudança de utilização do
veículo, considerando principalmente a densidade da demanda e não o aumento de
oferta.
Em São Paulo, segundo dados da montadora, atualmente operam 342
superarticulados, sendo eles divididos entre 7 regiões da cidade, excetuando a
Área 4.
Curioso notar é que desde que sua fabricação fora iniciada,
empresas sem a “ tradição “ de aquisição relacionadas a veículos grandes,
compraram superarticulados para compor sua frota.
Da mesma forma, a aplicação
dele na cidade de São Paulo torna-se algo bastante questionável levando em
conta o terreno acidentado e ruas na maioria das vezes, estreitas e tortuosas
que implicam, em uma operação mais sofrível por parte do veículo, considerando
apenas os casos em que a demanda, poderia ser controlada com uma otimização na
oferta de lugares com o acréscimo de mais veículos às linhas ou reprogramação
de ligações entre pontos de interesse da população.
Rodrigo Lopes – Técnico em Logística.
Rodrigo Lopes – Técnico em Logística.
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