Páginas

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Supersafra de superarticulados

Superarticulados tomam conta das ruas da maior capital do país e de sistemas BRT no território nacional. Montadora prevê crescimento de 10% na participação do mercado nacional de veículos para transporte de passageiros.

 Desde o lançamento da montadora alemã, com filial no Brasil, os superarticulados tem conquistado terreno nos grandes centros urbanos do país se mostrando uma alternativa econômica e relativamente viável para transportar um maior número de pessoas em uma só viagem.
 Em primeiro momento considera-se um aumento da oferta de lugares ( não necessariamente de demanda ), principalmente nas linhas em que não são padronizadas com esse tipo de veículo.
  Já nas padronizadas, como por exemplo a linha 4310/10 Terminal Parque Dom Pedro II – Estação de Transferência Itaquera ( transporte municipal de SP ), há uma mudança de utilização do veículo, considerando principalmente a densidade da demanda e não o aumento de oferta.
Em São Paulo, segundo dados da montadora, atualmente operam 342 superarticulados, sendo eles divididos entre 7 regiões da cidade, excetuando a Área 4.

Levando esses dados para o território nacional, a quantidade salta para 565 chassis do mesmo tipo, utilizado maciçamente para aplicações em corredores.

 Curioso notar é que desde que sua fabricação fora iniciada, empresas sem a “ tradição “ de aquisição relacionadas a veículos grandes, compraram superarticulados para compor sua frota. 
 Da mesma forma, a aplicação dele na cidade de São Paulo torna-se algo bastante questionável levando em conta o terreno acidentado e ruas na maioria das vezes, estreitas e tortuosas que implicam, em uma operação mais sofrível por parte do veículo, considerando apenas os casos em que a demanda, poderia ser controlada com uma otimização na oferta de lugares com o acréscimo de mais veículos às linhas ou reprogramação de ligações entre pontos de interesse da população.

Rodrigo Lopes – Técnico em Logística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário