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terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Mobilidade e patrimônio

Em tempos, obras relativas a abertura de novas vias públicas para a circulação de automóveis e qualquer outro modal, envolvem desapropriações de imóveis protegidos por órgãos que gerem e documentam construções, objetos ou intangíveis históricos.

O foco de hoje, é sobre o acesso da ligação leste-oeste ao corredor norte-sul, na capital paulista.

Duas vias arteriais da cidade, ao qual foram desenvolvidas e construídas pelo “ sistema radial “ elaborado pelo então prefeito da capital Prestes Maia entre os anos de 1938-1945 e 1961-1965, que ligam os extremos da cidade ao centro, com um entroncamento dessas vias no bairro da Bela Vista.


Em 1987, visando melhorar a circulação nesse complexo viário, visando uma ligação leste-sul mais efetiva, o prefeito Jânio Quadros determinou que casarões, chamados de " cortiços " por ele, fossem demolidos para a ampliação do viário existente.

Durante a obra e após as demolições, “ acharam “ arcos que sustentavam o desnível do terreno, até então escondido pelas edificações. Feito as pesquisas, foi descoberto que a estrutura foi erguida por imigrantes italianos, da região da Calábria ( calabreses ), por volta de 1920, quando habitavam o local e logicamente, prezavam pela integridade de suas residências, usando-os como um muro de arrimo para não haver deslizamentos.

A obra foi finalizada, o eixo de ligação viária feita e então, os arcos preservados e restaurados. Em 2002, os arcos foram tombados junto ao bairro da Bela Vista, ao qual preserva grande parte da memória da capital.


Vale lembrar que o tombamento de um patrimônio, conforme lei, estabelece que o mesmo deve ser mantido com suas características originais e suas reformas e manutenções, feitas de acordo com o projeto original para não descaracterizar a estrutura. 
Entretanto, o prefeito Fernando Haddad ( PT-SP )  e o órgão de preservação do patrimônio municipal ( CONPRESP ), aprovaram a inserção de obras de grafiti nas paredes do arcos dos calabreses, sem nenhum tipo de consulta popular ou concurso para escolher a obra, descaracterizando o patrimônio.

Rodrigo Lopes - Técnico em Logística




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