Páginas

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Antes de tudo, civilidade

Nesse final de semana, houveram os blocos "pré-carnavalescos" nas regiões do Largo da Batata (Pinheiros, zona oeste) e também, na região central de São Paulo. Incluindo também o Parque do Ibirapuera.

Com o alto fluxo de passageiros, bem além do normal até em dias de falhas durante os horários comerciais, assistimos a Linha 4-Amarela, operada pela ViaQuatro, a passar com o perdão do trocadilho, "amarelou" e ter suas operações parcialmente paralisadas durante pelo menos 2h30 deste último sábado.

Causada por um grande tumulto, impulsionado pela extensa quantidade de passageiros utilizando a linha para poder acessar os blocos de carnaval, a linha começou a "travar" graças às utilizações dos chamados "botões-soco", que totalizaram 25 atuações do sistema de segurança (contra outras 14 nas linhas do Metrô), pelo puro "prazer do vandalismo".

No domingo, a linha chegou a ficar com sua operação prejudicada outras 6 vezes por conta da utilização do dispositivo, que desenergiza a via em caso de emergências, como a presença de usuários na via.

O resultado? A piora dos serviços prestados, que como um todo, afetou o sistema metroviário inteiro. Aumentando ainda mais o acúmulo de usuários nas estações e nos trens.

Como um efeito dominó e na medida que os botões foram sendo acionados (além de outros dispositivo de segurança), os trens abriram suas portas nos túneis e o problema, estava mais do que consumado.

Com a presença de muitos usuários na via, a circulação obrigatoriamente precisou ser interrompida até a total retirada dos passageiros, de modo que a circulação fosse garantida de modo seguro.

Alvo de selfies, transtorno e também tumulto, muitos deles individualizados por conta do "nivel alcoolico", que causou alguns fatos isolados onde os seguranças precisaram intervir, removendo o passageiro do carro ou então, transportando os já desacordados foliões para os hospitais, buscando uma dose de glicose.

A reflexão que podemos trazer, após tomarmos conhecimento dos fatos, é de que a diversão pode ser aproveitada sempre da melhor maneira possível. Desde que ela, não prejudique outras pessoas e que tudo seja feito na m
aior civilidade possível.
Ao utilizar os sistemas de transporte, sempre siga as orientações dos funcionários e informações presentes nas linhas e nos trens.




Uma dica valiosa e importante, "não faça na rua o que você não faria em casa".
Não vandalize, não suje e principalmente, não prejudique a circulação dos trens. Além de você, outras pessoas também querem se deslocar na cidade e curtir o carnaval :)

Preserve a civilidade, priorize a circulação! Vá e volte em paz para sempre ter o transporte no horário de trabalhar, na hora do lazer e principalmente, no próximo carnaval.



Boletim do Transporte, a notícia em movimento.

Curta-nos no Facebook! facebook.com/boletimdotransporte







*Fotos disponíveis em: Veja São Paulo, G1 e Diário da CPTM.





Nenhum comentário:

Postar um comentário