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domingo, 5 de fevereiro de 2012

Trólebus 8000, uma breve história.

Nessa semana, foi anunciada a " aposentadoria " de um mito filho - único das ruas de São Paulo.
Se trata do Trólebus articulado 4 1486, ou para os mais " íntimos ", o famoso 8000.


Nas ruas desde 1985 pela CMTC sobre um chassi Volvo B58 em outra carroceria ( Caio Amélia ), percorreu quase todas as linhas de trólebus da cidade, incluindo as extintas 6500 e 9300.                                  


Em 1996 pela Eletrobus, passou por uma reforma.
Ganhou da Marcopolo a 5° geração da carroceria Torino, o famoso Torino GV ( que também figura entre os outros trólebus da cidade ).            

Nos anos 2000, o carro foi adequado ao padrão VLP - Fura Fila e operou experimentalmente no trecho Parque Dom Pedro II - Alberto Lion no novo sistema.

Após a desativação da pista do VLP, o carro deu as caras pelo bairro de Santo Amaro com o prefixo 767 8000, fazendo a linha 6500/10 Terminal Bandeira - Terminal Santo Amaro, perdurando até o final da eletrificação do trecho em 2003.

Depois de um longo tempo e tantos lugares percorridos, o 8000 voltou à Garagem Tatuapé. Operou em quase todas as linhas da garagem até que nessa última semana, após inúmeros problemas em sua articulação, ele teve a baixa autorizada pela SPTrans e foi retirado de circulação.
descaracterizado, o veículo encontra - se encostado e ainda não tem um futuro definido.



Pessoal, fico por aqui.
Em breve, volto com outra postagem. Tenham uma boa semana!
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BDTrans - Boletim do Transporte 
Rodrigo Lopes


Fotos por: Jorge Françozo ( Caio Amélia e Torino GV padrão Fura - Fila ), Samuel Tuzi ( Torino GV  Padrão Interligado e descaracterizado )