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segunda-feira, 12 de março de 2012

Obras e expansão - Linha 9 na Lapa

No futuro, Linha 9 - Esmeralda irá até Lapa.
Abrindo minha participação no Boletim dos Transportes, irei aqui atualizar sobre as obras e projetos de expansão do sistema de transportes da Região Metropolitana de São Paulo.


Hoje falarei da Linha 9, que segue em paralelo a Marginal Pinheiros em boa parte de seu percurso e atende os moradores do extremo sul da capital e também os moradores de Osasco.

Além da expansão ao sul da linha até Varginha, que no momento está na fase inicial do projeto básico - recentemente contratado - a linha, segundo o Governo do Estado, terá seu traçado modificado ao norte. Ao invés de continuar tendo como terminal a estação Osasco a Linha irá seguir em direção à Lapa, criando uma nova opção de acesso à região da Vila Leopoldina, Barra Funda, Água Branca e Lapa, da mesma forma que dará aos moradores destas regiões acesso facilitado à região da Faria Lima e Berrini, onde se concentra um grande polo empresarial da cidade.




Para continuar atendendo a demanda da cidade de Osasco que tem como destino as estações da Linha 9 - Esmeralda também é estudada uma linha expressa, paralela às Linhas 8 (entre Barueri e Presidente Altino) e 9 (entre Ceasa e Pinheiros), ligando de maneira mais eficiente as estações centrais de Barueri, Carapicuíba e Osasco à estação Pinheiros.


Os detalhes deste projeto estão em estudo e para viabilizá-los serão necessárias as seguintes intervenções:
- Duplicação do trecho entre as estações Lapa e Ceasa;
- Reconstrução / modernização das estações Imperatriz Leopoldina, Domingos de Moraes e Lapa - algumas destas estações estão em fase de contratação de seus projetos básicos;
- Possível construção de nova subestação elétrica;
- Aumento do número de trens na linha.
Quanto as principais vantagens desta mudança:
- Otimização do traçado para os usuários com destino à região da Lapa e adjacências;
- Otimização do uso da linha, passando a transportar mais passageiros no contra fluxo dos horários de pico, tornando a linha mais eficiente.









3 comentários:

  1. Eu quero só ver a "mágica" que irão fazer para esticar a linha 9 até a Lapa, qdo irá fazer, qto tempo demorará e se essa extensão realmente sairá do papel. Particularmente acho desnecessário tendo em vista que a demanda que baldeia da L8 para a L9 (e vice-versa) em Altino caiu mto por conta da L4 e tb estão ampliando a estação Osasco justamente para receber a L9. Deveriam se preocupar em resolver o gargalho do centro (onde mais de 1 milhão de passageiros embarcam e desembarcam todos os dias do que insistir em lançar mais projetos para a menina dos olhos), se mal conseguem terminar o que já foi iniciado....

    Isso é para "inglês" ver.

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. "ESTÃO APENAS REINVENTANDO, PARTE DO QUE JÁ EXISTIA NO PASSADO!"

    O Ramal de Jurubatuba (trecho da atual Linha 09 Esmeralda), foi construido pela antiga Estrada de Ferro Sorocabana - EFS, na década de 1950. Época em que tantos os Trens Urbanos que operavam entre a região central da cidade de São Paulo e o extremo da Zona Sul, bem como os que iam para o Litoral - Sul, partiam da Estação Júlio Prestes, vizinha a Estação Luz.

    No final de década de 1970, já na adminstração da FEPASA - Ferrovia Paulista S/A, os Trens de Passageiros que operaram pelo Ramal de Jurubatuba, entre a Estação Júlio Prestes e o Litoral Sul, foram suprimidos.
    Nesta época também, foram suprimidos os Trens Urbanos, que operavam entre a Júlio Prestes e a Estação Cidade Dutra do Ramal de Jurubatuba em Interlagos, que em alguns horários atendiam a Colonia Paulista na Região de Parelheiros.

    O Ramal começou a ser retificado, sendo modernizado e duplicado, inicialmente entre Ceasa e Pinheiros, época em que também o trecho Urbano da Linha Tronco da antiga Sorocabana entre Júlio Prestes e Itapevi foi modernizado, tendo nestes trechos a implantação de Bitóla Mista (Métrica e Larga), que passou a contar com Trens Metropolitanos da Bitóla de (1,60), propciando sensivel melhoria nos serviços dos Trens Urbanos da antiga Sorocabana nesta época, igualando este, quase ao patamar dos serviços do Metrô Paulistano.

    O Ramal foi duplicado até Santo Amaro e Jurubatuba, entre mados de 1985 e 87, ainda na gestão FEPASA. E desde que passo a operar como Linha Sul de Trens Metropolitanos, estes Trens Urbanos passaram a partir de Osasco para o Ramal. E não mais dea Estação Júlio Prestes no centrô da cidade de São Paulo, como era na época da antiga Sorocabana.

    Penso que hoje, é desnecessária a mudança da Linha - 09 para a Lapa. Visto que em Presidente Altino (Osasco) os passageiuros desta linha, podem fazer a integração gratuita para a Linha 08, que opera até a Júlio Prestes, de passagem por Lapa e Barra Funda.
    Penso também, que se for para levar a Linha - 09 até a Lapa, que então esta volte a operar até a Estação Júlio Prestes novamente, servindo diretamente então, a quem vai para a região do centrô velho, ou Barra Funda ELIMINANDO A BALDEAÇÃO ao meio do caminho em Presidente Altino.
    Só isto seria justificativa, para alterar o destino final / inicial Linha - 09.
    Pois se é pra fazer, que seja feito o serviço por completo! E nao pela metade, parando na Estação Lapa, nao indo até a Estação Júlio Prestes.
    Pra fazer isto, que a Linha - 09 fique em Osasco mesmo!

    MINHA OPNIÃO, ENQUANTO CIDADÃO!

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