Fabricado a partir de 1961 os Flechas ao contrário do que muitos pensam, não foram os primeiros ônibus em operação com carrocerias em duralumínio no Brasil.
 Pioneira nesse estilo de ônibus, a Viação Cometa adquiriu carros norte - americanos com chassi General Motors, que atendiam às expectativas e eram importados para operarem nas linhas da empresa, entre São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Sorocaba, Jundiaí e Campinas.
Pioneira nesse estilo de ônibus, a Viação Cometa adquiriu carros norte - americanos com chassi General Motors, que atendiam às expectativas e eram importados para operarem nas linhas da empresa, entre São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Sorocaba, Jundiaí e Campinas.Com a proibição da importação promovida pelo governo federal na década de 1960, a empresa se viu obrigada a comprar carrocerias diferentes das que estavam acostumados.
 Monoblocos O362 foram os cabeças de série, logo rejeitados por não terem um desempenho condizente com o requisitado, saindo da frota ativa da empresa antes de completarem 5 anos de uso.
Monoblocos O362 foram os cabeças de série, logo rejeitados por não terem um desempenho condizente com o requisitado, saindo da frota ativa da empresa antes de completarem 5 anos de uso. Ainda à procura de uma boa carroceria, a Viação Cometa descobriu a montadora Striulli, que produzia as estruturas em duralumínio.
Foram adquiridas, sobre chassi Mercedes e novamente, não aprovado por não ter um bom desenvolvimento perante aos GMC. Então, surge a brilhante parceria Scania - Cometa.
Nisso, surgem várias gerações que transportaram milhões de passageiros pelas estradas do Sul e Sudeste do país.
No ano 2000, a CMA inicia a produção do Estrelão. Nominalmente chamado como CMA - COMETA, ele apresentava outras caractarísticas completamente opostas ao Flecha, com eixo trucado ( dois eixos na parte traseira do veículo ), diferente chassi e desenho, e alguns traços que o remetiam ao primeiro modelo da montadora.
Hoje, a CMA existe apenas na memória e esta se consolidando como uma lenda a partir de cada carro que sai de circulação da empresa, sendo espalhados por todo território nacional, com a promessa de durar mais alguns anos.
Fotos de Ailton Gomes e ônibus do Rio.
 

 
Prezado Rodrigo,
ResponderExcluirMeu nome é Jairo e em 22 de Julho de 1998 eu participei de uma entrevista de emprego lá. Não fui aprovado mas a empresa, em sinal de respeito pela minha atenção, enviou me uma carta de agradecimento que guardo até hoje. Fiquei impressionado pela atenção deles e lamento uma boa emprea a menos em SP.