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domingo, 30 de dezembro de 2012

Desvendando o monotrilho...

Pra você que tem dúvidas sobre esse novo sistema ou simplesmente tem a curiosidade de saber como funciona,  o BDTrans explica pra você! 


Em novembro, o Boletim do Transporte foi visitar o pólo industrial da Bombardier no Brasil 


Localizado em Hortolândia, região metropolitana de Campinas, a fábrica é a produtora oficial de monotrilhos da empresa em todo mundo. Ou seja, todos os trens que ela for produzir para o sistema em questão, serão fabricados aqui.

Construído com tecnologia aeronáutica, os carros do segundo trem do monotrilho  já estão sendo produzidos no Brasil, sendo que o primeiro encontra - se em finalização na sede da Bombardier no Canadá. 

 Falando agora sobre o sistema, o monotrilho é utilizado por exemplo, em cidades como Tokyo, Dubai, Wuppertal, Sydney, entre outras cidades no mundo, incluindo Poços de Caldas em Minas Gerais, que está desativado.
Atualmente, duas linhas estão sendo construidas em São Paulo. Elas, Linha 15 - Prata ( Ipiranga - Cidade Tiradentes ) e 17 - Ouro ( São Paulo Morumbi - Congonhas - São Judas ) e em Porto Alegre, um sistema nacional esta sendo também construido, o Aeromóvel.
Falando sobre o projeto da Linha 15 - Prata, sera o primeiro monotrilho de alta capacidade no mundo, levando em média 40 mil pessoas hora/ sentido e aproximadamente 1 mil pessoas em cada trem, que terá 7 carros e funcionara da seguinte forma. 
 Ao invés do convencional sistema de trens que conhecemos, que tem dois trilhos de ferros, o monotrilho tera seus trens operando sobre uma viga de concreto, onde o contato entre o veículo e a superfície é feito por pneus, como se fosse um ônibus.

Além disso, nas laterais das vigas, outros pares de pneus são afixados, sendo um de cada lado para que a composição adquira estabilidade para se locomover. A tração sera elétrica e por isso, mais um transporte limpo e eficiente para colaborar nos deslocamentos urbanos da cidade.

Aliados a isso, uma reurbanização nas áreas afetadas pelo Monotrilho estão previstas. Como a construção de ciclovias, parques lineares e a inserção de infra-estrutura em avenidas, como calçadas planas dotadas de dispositivos de acessibilidade.



 Ficamos por aqui e aproveitamos para desejar um feliz ano novo, cheio de realizações, alegrias, amor, amizades e o que você julgar necessario para um bom ano. 
Leitor, agradecemos por mais esse ano junto conosco e assim como no ano passado, pedimos que nos acompanhem pelo menos 1 ano mais. Ao invés de postar uma música dedicada exclusivamente para o natal e ano novo, deixo uma de reflexão, voltada para o mundo e sua convivência nele.

Sem clicês ou coisas do gênero, se cada um fizer sua parte, o mundo sera um lugar melhor de se viver. Recicle seu lixo, pratique esportes, utilize meios de transporte não - poluentes como o trólebus e a Bicicleta e lembre - se sempre. O planeta é o reflexo do que você é, da maneira que você age.

Faça a sua parte por um mundo melhor. Feliz ano novo, um excelente 2013!


Boletim do Transporte.

 







4 comentários:

  1. A tal linha Prata, não vai do Ipiranga até Cid. Tiradentes, mas da Vila Prudente! E pelo que li na web, esse sistema está sendo descartado em várias cidades no mundo porque não é adequado ao transporte de massa, apenas para transporte turístico! Vejo esse tal de monotrilho como um arremedo de metrô! Para esse trecho (Vila Prudente - Cid. Tiradentes) seria muito mais barato e rápido implantação de um sistema de corredores exclusivos de ônibus (tal qual o corredor ABD), dando sequência ao bom sistema que um dia chamaram de 'Fura Fila', 'Paulistão' e hoje chamam de "Expresso Tiradentes", mas que cobre um trecho muito pequeno saindo do Pq. D. Pedro e chegando até Sacomã e V. Prudente, pois a prefeitura abandonou o projeto em nome desse monotrilho, e as obras caminham a passos de tartaruga!!! O Governo do Estado de SP e a Prefeitura estão jogando $$$ ni lixo com a implantação desse "monotrolho"!!!

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    1. José, obrigado pela manifestação.

      A linha do Monotrilho ela irá operar entre Ipiranga e Cidade Tiradentes quando completa, pois viram que fazer toda a demanda da Zona Leste ser despejada diretamente na Linha 2 não iria ser uma coisa louvável.

      Sobre o sistema Monotrilho, é o primeiro no mundo. No restante do mundo o que há são para sistemas de baixa capacidade, ligando o aeroporto à cidade no caso do Japão.

      Rodrigo Lopes.

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